1 de jan. de 2011

Jogadores do Kashima Antlers na Seleção

Jogadores que representaram o Kashima Antlers pela Seleção  

Os primeiros jogadores do Kashima Antlers a irem para Seleção Japonesa foram o atacante Hisashi Kurosaki e o defensor Shunzo Ono pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994 na qual o Japão não conseguiu se classificar após empatar contra o Iraque em Doha.

Hisashi Kurosaki em ação pela Seleção Japonesa

Kashima em Copas do Mundo


Copa de 1998 França: Defensores do Kashima se destacam

A primeira formação do Japão em Copas do Mundo, Em Pé: Akita, terceiro de pé: Naoki Soma e o último agachado camisa 2 é o Akira Narahashi todos são defensores.
Os primeiros jogadores do Kashima Antlers a jogarem a Copa do Mundo FIFA foram os defensores Yutaka Akita, Akira Narahashi e Naoki Soma, os três defensores foram titulares absolutos na Copa de 1998 na França. O Lateral esquerdo SOMA foi o destaque da Seleção, inclusive participou do primeiro gol do Japão na Copa contra a Jamaíca dando um belo lançamento para o Wagner Lopes ajeitar cabeça para o Nakaya marcar o gol. Yutaka Akita se destacou bem na defesa dando muito trabalho para os atacantes adversários e por pouco não fez um gol contra a Argentina no primeiro jogo. O lateral direito Narahashi também fez boas atuações e ficando de titular até o fim. O Japão não venceu nenhuma partida, mas a defesa ao menos não deu muita moleza na maioria dos jogos.

Copa do Mundo 2002 Japão e Coréia: Primeiro jogador do Kashima a marcar gol em Copas do Mundo

Gol histórico do Takayuki Suzuki contra a Bélgica
Em 2002 o Japão jogou a Copa em sua casa. E o técnico Troussier convocou logo 6 jogadores do Kashima Antlers. Os atacantes Atsushi Yanagisawa e Takayuki Suzuki, o meio campo Mitsuo Ogasawara, os defensores Yutaka Akita e Koji Nakata e o goleiro Hitoshi Sogahata. O Japão fez uma copa histórica se classificando pela primeira vez na fase mata-mata na Copa. No primeiro jogo do Japão na Copa de 2002, o Japão empatou com a Bélgica e quem fez o primeiro gol foi o atacante do Kashima Takayuki Suzuki, fez um gol histórico na qual pegou de bico na bola e matando toda a defesa da Bélgica, primeiro e único jogador do Kashima a fazer gol numa Copa do Mundo. Koji Nakata foi titular na defesa e jogou muito bem como zagueiro e também lateral esquerdo. Ogasawara substituiu o Hidetoshi Nakata aos 84 minutos do segundo tempo e atuando pouco na vitória do Japão por 2x0.

Koji Nakata atuou em todos jogos do Japão na Copa de 2002.

Copa do Mundo 2006 Alemanha: Decepção total 

Formação de 2006 contra a Croácia na Copa do Mundo 2006. Yanagisawa camisa 13 de Pé e Ogasawara camisa 8 agachado.
Na copa de 2006 na Alemanha com o eterno ídolo do Kashima Zico no comando do Japão, dois jogadores do Kashima foram convocados para a Copa do Mundo: Atsushi Yanagisawa e Mitsuo Ogasawara. O Japão não fez uma boa Copa, perdeu armagamente de virada para a Austrália por 3x1 no primeiro jogo. No segundo jogo o Japão empatou com a Croácia e a decepção foi logo o Yanagisawa, perdeu um dos gols mais íncriveis numa Copa, Kaji cruzou e Yanagisawa chutou totalmente pra fora sem goleiro, foi uma decepção muito grande e de muita tristeza, pois o Japão saiu mais cedo da Copa e se despedindo perdendo pro Brasil por 4x1. Mitsuo Ogasawara jogou os dois últimos jogos pela fase de grupos.


Copa do Mundo 2010 África do Sul: Primeiro estrangeiro a representar o Kashima em Copas

Na Copa de 2010, três jogadores do Kashima Antlers foram convocados para a Copa do Mundo da África: Atsuto Uchida, Daiki Iwamasa e Lee Jung soo. Pela Seleção Japonesa Uchida e Iwamasa ficaram a Copa inteira no banco de reservas. Pela Coréia do Sul o zagueiro Lee Jung Soo teve um grande destaque fazendo gol na estréia (Segundo jogador do Kashima a marcar gols em Copas do Mundo) de sua Seleção vencendo a Grécia por 2x0. No terceiro jogo da fase de Grupos, Lee Jung Soo deixou mais um gol no empate importante da Coréia do Sul contra a Nigéria que deu a classificação para próxima fase.

Lee Jung Soo comemorando seu primeiro gol contra a Grécia.


Lista dos jogadores que representaram o Kashima pelas Seleções Nacionais

Copa do Mundo FIFA

Copa do Mundo 1998 França: Akira Narahashi, Yutaka Akita, Naoki Soma

Copa do Mundo 2002 Japão e Coréia: Takayuki Suzuki, Atsushi Yanagisawa, Yutaka Akita, Hitoshi Sogahata, Koji Nakata e Mitsuo Ogasawara

Copa do Mundo 2006 Alemanha: Atsushi Yanagisawa, Mitsuo Ogasawara

Copa do Mundo 2010 África: Atsuto Uchida, Daiki Iwamasa, Lee Jung Joo (Coréia do Sul)


Copa das Confederações

King Fahd Cup 1995: Naoki Soma

Copa das Confederações 2001 Coréia e Japão: Takayuki Suzuki e Koji Nakata

Copa das Confederações 2003 França: Yutaka Akita, Akira Narahashi, Mitsuo Ogasawara e Koji Nakata


Copa das Confederações 2005 Alemanha: Mitsuo Ogasawara, Takayuki Suzuki, Koji Nakata, Masashi Motoyama, Atsushi Yanagisawa

Copa América 

Jorginho e Leonardo com a camisa canarinho. (Foto tirada no Kashima Soccer Museum)
Na Copa América, os primeiros representantes foram brasileiros, nada menos que os ídolos Jorginho e Leonardo pela Copa América 1995 no Uruguai. Jorginho atuou em todas as partidas e Leonardo em algumas partidas, mas Leo marcou um gol contra o Equador pela fase de grupos e sendo o primeiro brasileiro do Kashima a marcar gol pela Seleção Brasileira. A Seleção infelizmente foi vice perdendo para o Uruguai nos pênaltis. Já em 1999, foram japoneses, o zagueiro Akita e o lateral esquerdo Soma, o Japão saiu do Paraguai sem vencer uma partida.

Copa América 1995: Jorginho e Leonardo

Copa América 1999 Paraguai:  Yutaka Akita e Naoki Soma

Copa da Ásia 

Decisão nos pênaltis contra a Jordânia em 2004: Camisa 19 é o Motoyama e o camisa 6 Koji Nakata.
Na últimas três conquistas do Japão na Copa da Ásia, teve uma boa participação de jogadores do Kashima no torneio e inclusive marcando gols nessas últimas três conquistas do Japão pela Ásia. Em 1996 Naoki Soma marcou o gol da vitória contra a China e também sendo o primeiro jogador do Kashima a marcar pela Copa da Ásia. Em 2000 no Bi, Yanagisawa marcou um gol contra a Árabia Saudita. Em 2004 Suzuki marcou gol contra a Jordânia num jogo emocionante e Koji Nakata marcando gol de mão na final da Copa da Ásia e conquistando o Tri. Em 2011 o zagueiro Inoha marcou contra o Qatar na vitória por 3x2 e o Japão conquistando o Tetra no torneio.

Copa da Ásia 1996 Emirados Árabes: Yutaka Akita, Yasuto Honda e Naoki Soma

Copa da Ásia 2000 Líbano: Daijiro Takakuwa e Atsushi Yanagisawa

Copa da Ásia 2004 China: Takayuki Suzuki, Koji Nakata, Masashi Motoyama, Mitsuo Ogasawara

Copa da Ásia 2011 Qatar: Masahiko Inoha e Daiki Iwamasa

Jogos Olímpicos

Formação do time olímpico de 2000. Primeiro em pé: Koji Nakata, quarto em pé: Tomoyuki Hirase e o último agachado é o Atsushi Yanagisawa.

Olímpiadas Sydney 2000: Atsushi Yanagisawa, Koji Nakata e Tomoyuki Hirase

Olímpiadas Athenas 2004: Hitoshi Sogahata

Olímpiadas China 2008: Atsuto Uchida

Olímpiadas Londres 2012: Kazuya Yamamura


Copa do Mundo Sub-20

Elenco de 1999 vice campeão Mundial. Motoyama, Ogasawara e Nakata foram um dos principais jogadores desse elenco.

Copa do Mundo Sub-20 1995 Qatar: Koji Kumagai e Ryuzo Morioka

Copa do Mundo Sub-20 1997 Malásia: Atsushi Yanagisawa

Copa do Mundo Sub-20 1999 Nigéria: Masashi Motoyama, Koji Nakata, Hitoshi Sogahata e Mitsuo Ogasawara

Copa do Mundo Sub-20 2001 Argentina: Takeshi Aoki e Kenji Haneda

Copa do Mundo Sub-20 2007 Canadá: Atsuto Uchida


Copa do Mundo Sub-17

Copa do Mundo Sub-17 1995 Equador: Hitoshi Sogahata

Copa do Mundo Sub-17 2011 México: Ryuga Suzuki